História do projeto
"Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem aventurado (feliz) é o homem que nele se refugia." Sl 34:8
O preconceito é uma das coisas que mais afastam o homem do caminho do Senhor, mas nos tempos atuais não fica difícil de entender o porquê disso. Eu mesmo alguns anos atrás sequer podia aceitar a idéia de ter um amigo que fosse cristão, pois acreditava que ser cristão representava ser guiado por rédeas e arreios. Foi então que conheci um amigo no trabalho que passei a admirar por seu talento em gerenciar problemas, que inclusive me aconselhava muito e assim pude "economizar" muito sofrimento na minha vida. Porém quando o perguntei como ele havia aprendido todas aquelas coisas tive uma grande decepção, ele era "crente". Então pensei: ele é uma "excessão à regra".
Após um tempo, conheci outra pessoa com as mesmas capacidades, tanto intelectuais quanto de gerenciamento de crise e me aproximei dele para aprender um pouco mais sobre a vida. Novamente fui muito abençoado, pois coloquei vários de seus conselhos em prática. e ao questionar a origem desse conhecimento descobri que ele era a "segunda excessão à regra" e para piorar ainda mais, ele pertencia a outra igreja.
Ao longo dos anos, Deus foi me colocando diante de várias "excesões à regra" que eu sempre admirava antes de saber que eram cristãos e sempre fui abençoado por colocar os princípios bíblicos em ação, mesmo sem saber que eles eram de Deus.
Entre essas pessoas conheci o Ivan, com quem até hoje me relaciono muito bem e que, inclusive foi dos colaboradores durante a elaboração da plataforma Fortalecendo Relacionamentos, pois me incentivou muito e me instruiu grandemente nas primeiras ações a serem tomadas, como por exemplo a de fortalecer o projeto colocando-o sob a autoridade da igreja na qual sou menbro.
Eu experimentei o poder transformador do Senhor em minha vida antes mesmo de saber que vinha dele e desse modo o meu preconceito foi quebrado e pude me arrepender de tantas ofensas e injúrias que cometi ao me referir à Igreja de Cristo.
Dentre as minhas experiências com o poder de Deus antes de me converter, a mais importante foi a cura de uma depressão em 34 dias, sem que eu fosse a médico ou tomasse remédio algum. Inclusive só descobri que estive doente cerca de cinco anos após ter sido curado, quando contei sobre a minha conversão a um amigo médico (psiquiatra) que me disse que eu havia desenvolvido vários sintomas depressivos ao contar minha história.
Na época dessa cura (no ano de 2001) eu estava em Goiás, na cidade de Anápolis, por motivo de trabalho, assim pude conhecer a cidade e perceber como aquelas pessoas são amáveis e receptivas. Ainda lembro da minha impressão inicial: "aqui as pessoas pensam que sou confiável, a menos que eu faça algo para provar o contrário".
Faltava menos de uma semana para o meu aniversário e a minha casa estava a mais de vinte horas de distância, o que tornaria impossível viajar na sexta tendo que retornar no domingo. Por causa disso decidi ir a um retiro de uma igreja batista local, pois as poucas pessoas com quem tinha feito amizade eram dessa igreja.
Lá fiquei surpreso com o modo do pastor dirigir o encontro, de uma forma descontraída, porém com propósito e autoridade. Ele foi a última "excessão à regra" que conheci. Depois desse fim de semana passei a acreditar que realmente os que servem a Cristo são diferentes.
Foi então que fiz muitas amizades. Vi filmes, aprendi a comer pamonha e experimentei quase todos derivados de milho. Porém o que mais me tocou foi o fato de que para onde quer que eu olhasse via sempre a mesma coisa: pessoas que me amavam apenas por ser quem era. Um visitante com menos de duas semanas na cidade, inserido a tal modo no grupo, que não se importava em louvar sem conhecer uma música sequer. Ainda era ímpio, mas me sentia como fazendo parte do grupo porque o amor era derramado sem medida entre todos, com pureza e sinceridade.
Foi esse amor que me curou. Voltei de lá uma pessoa melhor até mesmo do que era, antes de ficar doente.
Ao me converter meses depois, sem que percebesse estava fazendo aos meus amigos o mesmo que fizeram a mim, aconselhava-os sem dizer de onde vinham os princípios que tinha aprendido, até que quando estavam felizes com o resultado eu revelava como havia aprendido a lidar com aquelas situações e eles se surpreendiam com a resposta. Assim fui lançando sementes e aqueles que não se converteram desenvolveram respeito e simpatia pelo evangelho e começaram a falar bem de pessoas cristãs, ajudando espontaneamente a diminuir o preconceito de outros que pensavam como eu no início de minha caminhada.
Recentemente tinha ficado muito triste, pois minhas amizades se restringiram muito, se limitando a pessoas que compartilham a mesma fé que eu, pois mudei meus hábitos, deixei de frequentar alguns lugares e algumas afinidades foram enfraquecendo e acabei ficando sem contato com um grande número de pessoas.
Comecei a sentir que minhas palavras acrescentavam pouco, pois o Espírito Santo ensina sobre todas as coisas aos que buscam a Deus, então orei. Orei até me derramar no chão, deitado sem conseguir dizer palavras, engasgado em meio a choro e gemidos. Chorava, pois não estava satisfeito com essa situação. Não nasci para apenas compartilhar minha fé com quem conhece a Deus, desejo ser usado para gerar alguma transformação, para fazer a diferença na vida das pessoas.
Alguns dias após essa oração, Deus me tocou para que escrevesse um livro sobre como se relacionar com ele e a sua Igreja. Comentei sobre isso com o meu amigo Ivan, que começou a me contar de um projeto seu, parecido embora com outro tema e uma estrutura bem maior. Foi nesse momento que nasceu em mim esse sonho de levar a palavra de Deus de uma forma diferente.
Tempos atrás um colega ateu me disse que acredita em tudo que ele pode ver ou sentir e que se eu fosse capaz de fazê-lo ao menos sentir a presença de Deus ele abandonaria o ateísmo. Infelizmente logo depois ele se mudou para o Rio Grande do Sul e perdemos o contato, mas ainda oro para que ele possa sentir a presença do Espírito de Deus.
Ele foi embora, mas esse pensamento permaneceu comigo, levar a experiência a quem não acredita, para que "provem como Deus é bom e aprendam a se refugiar nele".
Assim nasceu esse projeto, que visa levar os princípios estabelecidos por Deus de um modo prático, com possibilidade de aplicação imediata, para todos que desejem alguma mudança em sua vida, uma vez que tudo o que o Senhor estabeleceu será cumprido.
"assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão."
Isaías 55:11
Esperamos que, por meio de promover a experiência, possamos trazer muitas pessoas ao Cristo ressureto e glorificado, cujo poder está acima de todo homem ou qualquer outra força seja ela natural ou espiritual, pois ele possui toda autoridade tanto na terra quanto nos céus.
Que a graça e paz de nosso Senhor repousem sobre vocês e os direcionem por todos os seus caminhos.
Amém.